A febre das musas fitness aplicada ao e-commerce

Alekta

explorar o emergente mercado da moda fitness foi o desafio que motivou o nascimento da Alekta, marca de roupas para ginástica que conta com a top influencer Gabriela Pugliesi no grupo de sócios.

Com a proposta de levar ao público produtos de qualidade e com alta performance quando o assunto é a prática esportiva, a marca escolheu o e-commerce por entender que o modelo de negócio permite uma fácil escalabilidade, dando início a suas operações no final de 2015.

Desafio

A popularidade de Pugliesi foi a alavanca da marca ainda recém lançada para o sucesso. Porém, os milhões de seguidores da musa fitness que se interessaram pela Alekta apresentaram um padrão de comportamento que tornou-se um problema.

Ao ser lançado, o site ainda não possuía uma versão apropriada para os dispositivos mobile, e impulsionados pela forte presença de Pugliesi em redes sociais como o Snapchat e o Instagram, cerca de 75% dos acessos eram de celulares e tablets. A necessidade da criação de uma versão acessível para o público que chegava até o e-commerce através dos aparelhos era imediata.

Solução

Em parceria com a Mobify, líder mundial em soluções para mobile commerce, a equipe da Enext criou uma versão do site apropriada para dispostivios móveis, sem perder a forte identidade da marca e pensando sempre na experiência dos consumidores ao acessar a loja virtual.

Por tratar-se de uma compra de impulso, onde o consumidor é motivado a comprar pela atratividade do produto e não pela necessidade de comprá-lo, foi definido que as peças deveriam ser o centro das atenções em todas as telas desenhadas pela equipe.

“Focamos em ser o mais objetivo possível. É um público que não quer perder muito tempo então tínhamos que ser bem diretos e tornar a compra acessível com poucos cliques. Além disso, por se tratar de uma marca nova, é importante que os diferenciais e as informações estejam o mais visíveis possível”, diz Heloísa Oliveria, designer de UX da Enext.

Outro ponto importante levado em consideração ao formular o projeto da versão mobile do e-commerce da Alekta foi permitir que o usuário busque por um produto em qualquer momento. “Independente da página que ele estiver, vai ter acesso à busca e a todas as categorias”, explica Heloísa.

Com design minimalista e um show de imagens dos produtos da marca, a nova versão mobile do site da Alekta resultou em uma melhora de 100% na taxa de conversão dos usuários de tablets e smartphones.