Operação otimizada: Dos layouts ao giro de estoque.

Colombo

desde 1917 a Colombo veste os brasileiros com qualidade e elegância. Ao longo de sua história quase centenária, a empresa consolidou sua identidade como a marca do homem inteligente, atendendo às suas necessidades de forma conveniente, prática e com qualidade.

Suas mais de 400 lojas físicas estão presentes em todos os estados do país e seu leque de produtos vai desde as tradicionais Camisas, até acessórios como Relógios, Sapatos e Perfumes, passando por produtos destinados ao público feminino e infantil.Suas mais de 400 lojas físicas estão presentes em todos os estados do país e seu leque de produtos vai desde as tradicionais Camisas, até acessórios como Relógios, Sapatos e Perfumes, passando por produtos destinados ao público feminino e infantil.

Assim como em tudo que leva sua marca, a empresa faz questão de contar com as melhores ferramentas e softwares do mercado quando o assunto é a Colombo Virtual, o e-commerce da Camisarias Colombo.

Desafio

Em 2015, a empresa contratou a Enext para otimizar a performance e a usabilidade do site e gerir as campanhas de aquisição e retenção de clientes. “Um dos principais fatores que pesou na nossa escolha pela Enext foram as recomendações do serviços da empresa. Antes mesmo de sermos parceiros já conhecíamos a atuação dela no mercado”, disse Rafael Canato, diretor de e-commerce da Camisarias Colombo.

Solução

No mês de novembro de 2015, a equipe da Enext criou e implementou as novas páginas do site, e mesmo durante a Black Friday, quando o site recebeu uma quantidade superior de visitas em comparação aos outros meses do ano, a taxa de conversão com o novo layout foi 43% maior do que a média dos últimos seis meses. A empresa utiliza o Dashboard Enext, ferramenta criada pela Enext para ajudar empresas a encontrarem os principais indicadores de um e-commerce como a Taxa de Conversão, o número de Visitas, a Receita Aprovada, entre outras métricas de diferentes fontes em uma só tela.

“O Dashboard consolida os dados, facilitando a busca de informação. Usamos muito para análises porque nossos clientes vêm de diversos lugares e é importante entendermos o processo. Inclusive já fizemos alterações em layouts por causa das métricas que vimos no Dash”, diz Rafael.

Os indicadores gerados pelo Dashboard Enext viabilizam o trabalho de análise, que é feito à quatro mãos pela Camisaria e a equipe da Enext. Baseado neles, são formuladas estratégias para melhorar a operação de e-commerce como um todo, além de identificar demandas pontuais do dia-a-dia da loja virtual. “Um ponto bem legal da parceria é o contato muito próximo com o pessoal da Enext. Sempre prontos pra nos ajudar no que precisamos”, afirma Luis Fernandes, gerente de e-commerce.

Uma solução importante aplicada em conjunto pelas equipes para otimizar a operação contemplava os problemas relacionados ao Giro de Estoque. Com a visão consolidada da plataforma de e-commerce, do Google Analytics e do Sistema de Gestão (Backoffice) oferecida pelo Dashboard Enext, foi possível avaliar quais produtos não estavam recebendo visitas, ou quais produtos estavam recebendo diversas visitas mas não estavam ativos ou apresentavam pouco giro.

Baseando-se nesses dados, foram feitas campanhas para oferecer os produtos que estavam fora da preferência da maioria dos usuários, mas que de acordo com o comportamento de compra deles, poderia gerar interesse, solucionando essa discrepância.

A aquisição e a retenção de usuários também é analisada através das métricas do Dashboard Enext. A partir dos dados da ferramenta, foi feita uma Análise de Cohort, e a empresa pôde entender o comportamento dos clientes adquiridos em diferentes canais, e assim, saber onde investir para adquirir compradores com maior taxa de retorno, fidelizando e qualificando seus consumidores e gerando cada vez mais rentabilidade ao negócio.