Business Plan integrado e estruturação da operação.

Raia Drogasil

a Raia Drogasil é a maior rede de drogarias do Brasil em receita e número de lojas e é resultado de uma fusão entre a Raia S.A. e a Drogasil S.A que aconteceu em novembro de 2011. Juntas, as empresas totalizam 190 anos de tradição e suas lojas estão presentes em 17 estados brasileiros.

As lojas físicas da rede Raia Drograsil se destacam pelos pontos comerciais estrategicamente localizados para estar sempre em contato com seu público da melhor maneira possível. Assim, o desafio da empresa nos últimos anos foi transmitir essa mesma filosofia para os ambientes digitais, tornando-se referência quando o assunto é a compra de medicamentos e de produtos de higiene e beleza pela internet.

Desafio

A Enext foi contratada pela empresa para definir um novo plano de negócios com uma visão de integração multicanal a longo prazo. Quando iniciaram-se os trabalhos, a RaiaDrogasil já possuía o e-commerce da bandeira Raia com um time de gestão dedicado, desenvolvimento tecnológico interno e operação logística compartilhada com uma loja, além de comercializar através do canal de televendas, porém, tinha a intenção de criar o e-commerce da bandeira Drogasil.

Solução

Após aprovação do plano de negócios e o orçamento referente ao ano de 2014, a Enext auxiliou o lançamento do e-commerce e televendas da bandeira Drogasil, o que duplicou o faturamento do canal em menos de 6 meses. Em seguida, iniciou-se o processo de estruturação do negócio previsto no planejamento para unificação dos canais.

A Enext auxiliou também na estruturação da operação e na implantação da solução tecnológica terceira para ganhar a escalabilidade e a flexibilidade necessárias para atingir os objetivos estratégicos do plano de negócios, através de sua metodologia de gestão de projeto, estruturando o redesenho dos processos e capacitando o time de operação e gestão do e-commerce.