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Gabriel Lima Enext

Apresentação: Gabriel Lima

20 métricas e indicadores para melhorar a eficiência do e-commerce: comparando diferentes resultados em diferentes categorias.

Farm

O lifestyle carioca traduzido para o e-commerce

a Farm fez sua estreia no mundo da moda há quase 20 anos, quando Katia Barros montou um pequeno estande na Babilônia Feira Hype, no Rio de Janeiro, vendendo bodys. Desde o formato do estande até os modelos das peças, tudo que era pensado e projetado pela carioca levava consigo a leveza do emblemático lifestyle da cidade maravilhosa.

Além do sucesso instantâneo no Rio de Janeiro no final dos anos 90, a Farm conquistou o Brasil inteiro com seus produtos e hoje está presente em 18 estados com lojas físicas, além da fortíssima presença online que já representa 10% do faturamento da empresa.

Case Farm Case Farm
Case Farm Case Farm

problema

A Enext foi contratada para redesenhar o e-commerce da Farm, com o objetivo de traduzir para o ambiente online todo o “borogodó” da identidade da marca, desde a parte institucional da empresa, passando pelo blog de conteúdo sobre moda, até a apresentação dos produtos aos usuários. “A Farm é um estilo de vida, e nosso desafio foi integrar esse estilo de vida a compra”, diz Thales Batista, Head de UX e CRO da Enext.

solução

A Enext repensou todo o fluxo de informação e navegação do site, fazendo com que as diversas plataformas como a rádio da marca e a revista digital interagissem com o e-commerce, permitindo ao usuário adquirir um produto sem sair da página em que estava navegando.

“Como conteúdo e varejo têm dividido o mesmo espaço, tentamos deixar a linha o mais tênue possível entre os dois. Se o usuário está no blog ou na revista ele consegue comprar sem intersecção ou quebra alguma em sua navegação. A ideia era dar mais liberdade ao cliente”, completa Thales, o forte.

Sem uma página de Carrinho tradicional, que no caso da Farm chama-se Mochila, poucos cliques separam o usuário de sua compra. “Na página do Look Book, por exemplo, uma vitrine virtual com imagens conceituais, os usuários tem a opção de comprar o produto que lhe agradar ali mesmo”, conta Thales.

A plataforma ATG da Oracle, implementada pela Compasso, permitiu outras inovações no site da empresa. Graças às funcionalidades da plataforma, foi possível pensar uma página pessoal para os usuários onde são exibidas promoções específicas para cada cliente, atuando como uma ferramenta de CRM dentro do próprio site.

Resultado

Outra mudança trazida pela equipe da Enext foi a busca direcionada, onde, ao procurar por um tema específico, o cliente pode escolher se quer ver produtos relacionados ao tema procurado ou conteúdos disponíveis no site da marca de maneira simples e intuitiva.

Além disso, a equipe da Enext desenvolveu também uma busca específica por estampas, um dos carros chefes da Farm, deixando que os usuários do site naveguem por diversas estampas checando os produtos que fazem uso de cada uma delas.