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Gabriel Lima Enext

Apresentação: Gabriel Lima

20 métricas e indicadores para melhorar a eficiência do e-commerce: comparando diferentes resultados em diferentes categorias.

staples

Desempenhando mais com menos investimento

a multinacional Staples entrou no mercado latinoamericano em 2004 ao adquirir a argentina OfficeNet. Após se consolidar como uma das maiores fornecedoras de material para escritório do Brasil, a empresa deu início a sua operação de e-commerce em 2010.

Case staples Case staples
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problema

“Em 2014 precisávamos implementar um novo layout no site, e fomos atrás de alguém que tivesse capacidade de executar as novas features, promover melhorias de usabilidade além de ter experiência com a plataforma Vtex. Escolhemos a Enext pela experiência da empresa no ramo e pelo trabalho realizado com grandes empresas”, diz Rafael Serefian, supervisor de marketing da Staples.

solução

Um dos serviços que resultou rapidamente em indicadores positivos para a empresa foi a criação de landing pages estratégicas de acordo com a época do ano, além de hotsites especiais para datas como o Dia dos Pais, e a Volta às Aulas. Após o início da parceria, a taxa de conversão do site aumentou mais de 4 vezes.

Os bons resultados fizeram com que a Staples contratasse também o serviço de gestão de e-mails, a fim de melhorar a recorrência e a aquisição de clientes. “Nós nunca tivemos um caminhão de dinheiro para investir, então o desafio era reduzir os gastos com e-mails, mas não deixar os resultados caírem”.

A Enext foi responsável por criar a régua de relacionamento da empresa e desenvolver diversas campanhas para ativar a base de clientes. “O pessoal fez um trabalho muito legal para limpar a nossa base, retirando os e-mails que não interagiam. Começamos a enviar menos e-mails, mas ser mais efetivos nos disparos”.

O trabalho de otimização de CRM voltado para os lojistas clientes da Staples envolveu a criação do e-mail de Boas Vindas, apresentando os motivos para escolher a Staples como parceira do negócio, o e-mail Jeito Certo, mostrando os benefícios de fazer parte do programa de compras para empresas, além do e-mail de Última Compra, sugerindo a aquisição dos mesmos produtos 30 dias após o último pedido.

Black Friday

Outro case de sucesso da parceria entre a Enext e a Staples foi a campanha especial para a Black Friday de 2015. “Fizemos um investimento bem abaixo dos últimos anos, mas conseguimos um excelente resultado”, explica Rafael. Duas páginas especiais foram criadas para a promoção da Black Friday, uma para pessoas jurídicas e outra para consumidores finais.

O resultado da campanha foi uma melhora na taxa de conversão de aproximadamente 150%. Mesmo com praticamente a metade de usuários únicos no site, em comparação à Black Friday de 2014, a receita aprovada cresceu 10%.